Frequência
A frequência de uma onda sonora é definida pelo número de ciclos que tem por unidade de tempo, em segundos.
A unidade de medida de ciclos por segundo é o hertz (Hz).
Esta característica permite-nos distinguir um som agudo de um som grave. As frequências mais baixas correspondem aos sons graves, ou seja sons baixos, estes sons têm vibrações mais lentas. As frequências mais elevadas correspondem aos sons agudos, ou seja sons altos, as vibrações são mais rápidas.
A audição das frequências varia muito de acordo com cada pessoa, pois existem factores que condicionam esta audição como a idade, a saúde dos ouvidos, entre outros. No geral as pessoas podem ouvir frequências nos intervalos entre 20Hz e 20kHz.
Amplitude
A amplitude é a característica que nos permite distinguir um som fraco de um som forte, ou seja, está directamente ligada ao volume. Logo, quanto maior for a amplitude de um som, maior ou mais forte será o seu volume e vice-versa.
Timbre
O timbre é a característica que nos permite distinguir dois sons com a mesma altura e a mesma intensidade, produzidos por fontes sonoras diferentes. Nestes casos o que nos permite diferenciar os dois sons é o timbre instrumental, de forma simplificada podemos considerar que o timbre é como a impressão digital sonora de um instrumento ou a qualidade de vibração vocal.
Timbre de diferentes instrumentos |
Sem comentários:
Enviar um comentário