quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Áudio digital


O Áudio digital consiste na representação de uma sequência de amostras, regularmente espaçadas no tempo e representadas numericamente pelo código binário, em que os números são representados sob a forma de uma sequência de bits.
Um bit pode apenas apresentar o valor '0' ou o valor '1', retratando dois estados possíveis: ligado ('on') ou desligado ('off').

No entanto, se acrescentarmos mais um bit, o número de combinações possíveis duplica: '00', '01', '10' ou '11', podendo exprimir-se quatro números.


O número de bits usados para representação determina a precisão em amplitude do processo de amostragem. Para obtermos uma resolução equivalente à de um sistema CD de áudio, utilizam-se 44100 amostras por segundo tendo cada uma a resolução de 16 bits, tendo 65536 combinações numéricas possíveis. Os valores de amplitude amostrados são sempre arredondados para o código binário mais próximo.
Amostrar um sinal significa obter valores dele em determinados pontos, geralmente em intervalos constantes, segundo uma determinada sequência, a taxa de amostragem, medida em Hertz (Hz), e que determina a qualidade de reprodução de um som. Quanto maiores forem estes valores, maior será a qualidade do som reproduzido e o tamanho do ficheiro de áudio armazenado.

Sem comentários:

Enviar um comentário